domingo, 28 de junho de 2009

" PSD impróprio, NOVA ESPERANÇA sem consumo"

Felgueiras, mantém o paradigma de ser a causa perdida, envolta num quase misticismo que entorpece as mentes, as causas, os valores e as convicçoes.

A politica felgueirense ao contrário de todas as expectativas é em tese, "case study" e tal, somente substanciada no nonsense que os seus protagonistas empregam no dia a dia das suas decisoes. A deprimente postura assumida pelos eleitos e alguns Presidentes de Junta sociais democratas na última Assembleia Municipal, é a confirmaçao da falência estrutural dum partido que se autoavalia como defensor da causa pública, dos valores, dos principios e essencialmente do colectivo em detrimento dos interesses privados e próprios. Este seria sempre o discurso que esperávamos ouvir dos dirigentes daquela que se apelidou" NOVA ESPERANÇA", infelizmente nao ultrapassou o primeiro obstáculo. A retórica do discurso sobrepôs-se á objectividade dos actos, "Olhai para o que digo, nao olhais para o que faço", triste exemplo ou referência numa Terra onde tais valores sao essenciais para devolver a credibilidade á politica e aos politicos. O PSD-Felgueiras com a sua postura em sede de aprovaçao do ponto 2 e 3 da ordem de trabalhos da pretérita AM, inviabilizou-se, tornou-se impróprio para consumo, condenando, á partida, qualquer veleidade académica de vir a ser poder no Concelho.

As fragilidades assumidas pela notória falta de controle nos seus eleitos e ou, nos seus Presidentes de Junta, levaram a que aqueles dois pontos fossem aprovados para gaudio das hostes "Presentistas"e da Presidente Fatima Felgueiras.

Lembraria que quer um quer o outro eram suficientemente polémicos para que toda e qualquer reserva se evaporasse ao decidir sobre os mesmos, os interesses que supostamente estariam subreptícios, seriam no minimo motivo para o seu chumbo. O ponto 2 apresentava uma permuta inexplicável para o mais comum dos mortais, quer na forma quer na substância, prejudica o Concelho, é ruinosa dos cofres Municipais e nada acrescenta que justifique a permuta de terrenos urbanizados de posse pública por outros sem qualquer valia afectos á RAN e á REN e da posse de privados.

Sabendo nós a polémica inerente ao inicio da ZAEV, os avanços e recuos, a inoperante atitude durante os três anos que decorreram, a falta de contribuiçao para o futuro do tecido empresarial felgueirense, nao é entendivel até no plano do timing escolhido, a urgência que se colocou neste negócio ou negociata.

Mesmo perante todo este conhecimento, o PSD viabilizou com os seus votos a aprovaçao deste negócio que se demonstrará a seu tempo, como tantos outros, ser ruinoso para o concelho e contribuir para hipotecar o seu futuro.

O ponto 3 da mesma ordem de trabalhos, cosubstanciava a compra por um valor superior a 1.200.000 euros por parte da edilidade, de terrenos necessarios á virtual construçao da Praça Dr. Machado de Matos.

Se nao existisse outra, a explicaçao politica tao só seria suficiente para o chumbo da proposta, no entanto, seria importante sermos sérios, estarmos atentos á realidade que nos rodeia, com base na conjuntura actual, onde impera a dificuldade, quando centenas de familias felgueirenses convivem diariamente com o flagelo do desemprego e suas consequências. Será de considerar ultrajante que a preocupaçao primária da Presidente da Edilidade e ,pelo visto, corroborada pelo PSD-Felgueiras, sejam as obras de fachada, com aplicabilidade e funcionalidade duvidosas ,e onde o factor custo no presente momento é provocatório e criador de desassossego social junto daqueles que de migalhas sobrevivem diariamente. Nem a postura assumida pelo PSD nacional serviu de exemplo, nao pondo em causa a legitimidade dos actos. Era no minimo exigivel o bom senso. Quem está a 3 meses do fim de mandato nao se pode outorgar no direito de condicionar o futuro daqueles que vierem a ser eleitos com a aprovaçao deste tipo de negócios, é no minimo burlesco o gesto.
Seria aceitável, em desespero o posicionamento em executivo dos vereadores sociais-democratas, já que os mesmos nunca respeitaram o partido que os elegeu, ou a populaçao que neles confiou, votando reiteradamente ao lado do poder representado por Fatima Felgueiras contra as indicaçoes do seu partido. A isto chamamos cobardia assente em postura politica baseada no interesse privado.
Agora nunca puderemos aceitar a postura, estratégia ou projecto que leva eleitos directos e dependentes Presidentes de Junta a tomarem posiçoes contrárias ás directivas emanadas pela Direcçao do Partido que os representa. Das duas uma, ou o PSD- Felgueiras é hoje um partido em roda livre, sem firmeza de atitudes, sem coêrencia ou rumo, onde cada qual se assume como pilar de opiniao e as cedências sao feitas com base numa estratégica estatistica, ou ,entao , estamos na presença de um partido despojado de comando, fragilizado, debilitado, sem Rei nem Roque e onde impera a inoperância a incapacidade ou a inabilidade politica.
A 12 semanas de eleiçoes, onde vai este PSD encontrar a motivaçao, a dinâmica e a força necessária para encontrar um discurso que seja antagónico aos seus actos? Como se podem apresentar como alternativa, se as acçoes os atraiçoam, lhes toldam o pensamento, nao lhes permitindo contabilizar crédito de seriedade junto da populaçao? Os felgueirenses estao cansados de foguetório, despesismo, mentira, incapacidade, inépcia e incompetência. No entanto, revela ser atento e astuto, contra aqueles que com Papas e Bolos tentam enganar os tolos. A NOVA ESPERANÇA esfumou-se no Presente, mesmo que nem Sempre todos sejam culpados.
ESPERANÇA só no futuro, aguardando que o mesmo seja de respeito, tolerância e essencialmente de uma melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadaos felgueirenses.

Aguardaremos, actuantes. Até breve.


Sem comentários:

Enviar um comentário