sexta-feira, 19 de junho de 2009

"2ª Semana 2ª Medida Programática"

A conjuntura actual aliada á miopia revelada pela Presidente de Câmara em exercicio no que concerne o investimento a realizar na captação de novas empresas e sua instalação e sedimentação no concelho, levaram a que o acentuado pendor monoindustrial do municipio se perpetue no tempo, com as consequências nefastas inerentes sobre o espectro empresarial e social de Felgueiras.
Com esta politica acente numa visâo redutora do navegar á vista, os resultados nunca puderiam ser diferentes, ao primeiro nevoeiro, escolho ou obstáculo, o barco colidia naufragando.
De um Municipio empregador, com capacidade receptiva onde a oferta sempre superou a procura, sempre com base no dinamismo empresarial das gentes de Felgueiras, passámos a um Concelho onde a estatistica se sobrepôe á propaganda, ressaltando dai o frio dos números e suas consequências, 9% da população felgueirense não tem emprego.
Atendendo á idade, á falta de qualificação ou formação de uma parte significativa deste desemprego, em concomitância com um futuro pouco optimista da indústria tradicional portuguesa onde se inclui o Calçado, seria irrealista senão surreal a não existência de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Empresarial no concelho, de forma a reflectir proativamente com a indùstria e comércio instalado a criação de condições conducentes á inversão sustentada da situação actual.
Sobre esta matéria o PS tem ideias claras sobre a estratégia e planeamento duma nova visão global e actuante em parceria, sobre o tecido empresarial felgueirense, presente e futuro.
Ao Poder politico exige-se excelência, exemplo e referência, devendo em primeira instância dar os sinais necessários para uma nova dinâmica, de esperança e retoma, rumo a um futuro melhor e mais justo.
Com base nos indicadores subjacentes á própria crise, consideramos imperiosa a 2ª Medida na 2ª Semana.
" SISTEMA DE INCENTIVOS PARA A CAPTAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS E SECTORES DE ACTIVIDADE NO ESPAÇO CONCELHIO, BASEADO EM SINAIS CLAROS PARA O EFEITO:
REDUÇÃO FISCAL EM SEDE DE IRC ÀS EMPRESAS INSTALADAS OU COM SEDE NO CONCELHO:
CEDÊNCIA DE TERRENOS CAMARÀRIOS A PREÇO SIMBÒLICO PARA A INSTALAÇÃO DE NOVAS INDÚSTRIAS OU SERVIÇOS.
REDUÇAO DO VALOR DO IMI A COBRAR ÀS EMPRESAS CONCELHIAS
CRIAÇAO DE GABINETE DE APOIO E ACOMPANHAMENTO AOS PROJECTOS CONDUCENTES À CRIAÇÃO DE EMPREGO. COM INSTRUÇÕES CLARAS PARA A CELERIDADE E DESBUROCRATIZAÇÂO PROCESSUAL.
REDUÇÃO DE 20% EM TODAS AS TAXAS CAMARÀRIAS NO LICENCIAMENTO DE NOVAS CONSTRUÇÕES COM FINS INDÚSTRIAIS OU COMERCIAIS.
INFLUENCIAR COM BASE NA JUSTIÇA DE REPRESENTARMOS CERCA DE 60% DAS EXPORTAÇOES NACIONAIS DE CALÇADO, A REPRESENTANTE DO SECTOR, APPICCAPS,
PARA A ABERTURA DE UM POLO EXECUTIVO EM FELGUEIRAS E MELHOR PUDER SERVIR OS SEUS ASSOCIADOS E SUAS NECESSIDADES"
Estas são coordenadas de uma mesma medida que julgamos ser indespensável para o futuro económico-social de Felgueiras, compete a quem governa cuidar dos seus semelhantes que neles confiaram o seu futuro, pelo que qualquer Politica mesmo que agressiva mas que seja ao mesmo tempo actuante, atenta, reinvindicativa e essencialmente substantiva na luta ao flagelo do desemprego é convictamente própessoa e mais que os números, primeiro preocupamo-nos com os Rostos no invariável infortúnio a que a degradação laboral conduz, é com esperança que a eles nos dirigimos, nunca esquecendo as Empresas, que devem sentir sem demagogia ou sentido rétórico a verdade do nosso empenhamento num futuro de sucesso e vitalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário